RHIOS PARTICIPA DO XIX SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Página de entrada virtual do Silubesa

Entre os dias 25 a 27 de agosto, o Grupo de Estudos em Recursos Hídricos e Sustentabilidade participou virtualmente do XIX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Silubesa. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) em parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB).

Inicialmente previsto para acontecer em abril de 2020, na cidade de Recife, o evento foi transferido para o formato virtual em razão das medidas protetivas relacionadas à pandemia do Covid-19. Com uma excelente estrutura virtual para os diversos participantes o Simpósio reuniu executivos, engenheiros, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e estudantes do setor de saneamento e meio ambiente para o intercâmbio de experiências sobre os temas.

O Grupo RHIOS esteve presente com 4 trabalhos aprovados para apresentação oral e pôster:

  • Pegada hídrica como instrumento de gestão sustentável da água: uma análise das metas do ODS 6 foi virtualmente apresentado por Adriana Procópio Cerqueira na sala de tema Recursos Hídricos: planejamento, gestão, aproveitamento, controle da poluição, políticas e estudos avaliativos. (acesso ao trabalho)
  • Eficiência social e operacional no saneamento: as inverdades relacionadas a natureza institucional dos prestadores em um estudo comparativo, aprovado na temática Gestão Institucional e Empresarial do Setor: regulação, regulamentação, Gestão empresarial e empreendimentos, organização e qualidade foi também virtualmente apresentado pela Professora Telma Teixeira. (acesso ao trabalho)
  • Sistemas de contas econômicas ambientais: contas da água para o Brasil foi apresentado como pôster na sala Recursos Hídricos: planejamento, gestão, aproveitamento, controle da poluição, políticas e estudos avaliativos.(acesso ao trabalho)
  • Mercado brasileiro de crédito de carbono: bem estar social e redução de gases de efeito poluentes (GEE) também foi apresentado no formato pôster, enquadrando-se no tema Meio Ambiente: gestão e controle ambiental, avaliações de impacto ambiental, normas e padrões ambientais, gestão costeira, análises de risco, Produção Mais Limpa, Mudanças Climáticas e Créditos de Carbono.(acesso ao trabalho)

A participação dos pesquisadores do RHIOS em eventos desse porte, discutindo e aprovando trabalhos nos temas de interesse de estudo dos seus integrantes, ratifica o empenho do Grupo em manter-se sempre atualizado. O XIX Silubesa foi uma excelente oportunidade de compreender a ampla dimensão do setor de saneamento, aprimorar os conhecimentos e buscar soluções relevantes para questões ambientais sob o enfoque econômico.

Adriana Cerqueira em sua apresentação virtual no XIX Silubesa