Editorial JUNHO 2017 : Dia do Meio Ambiente

(Foto: La canopée en forêt amazonienne. © CIFOR, Flick)O dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A data coincide com o dia da Conferência que discutiu os impactos das atividades humanas sobre a natureza iniciando assim um processo de visão, análise e tratamento das questões ambientais sob uma nova perspectiva e estabelecendo princípios norteadores da política ambiental no planeta.

Por que nós, profissionais da área de ciências sociais aplicadas, devemos desenvolver também essa visão? Alguns exemplos: aos economistas pode interessar a discussão da escassez qualiquantitativa de recursos naturais (terra, minérios, água etc) que não está incorporada nos preços de commodities e para a qual diversos cientistas voltam-se no desenvolvimento de modelos de valoração. Os administradores podem ter interesse na falaciosa ISO 14000 como norma de “sustentabilidade ambiental” e mesmo na discussão da gestão de selos como acesso a mercados. Os contabilistas, também observado a degradação de recursos naturais, observam formas de valorar e contabilizar o patrimônio ambiental das organizações. Os advogados podem discutir sobre direitos de uso de recursos hídricos transfonteiriços como o aquífero do Guarani ou sobre a maior leniência nas exigências de licenças ambientais em projetos de grande impacto.

Por esses breves exemplos observa-se que a discussão acerca do meio ambiente interessa não apenas aos amantes da natureza, mas a todos que desejam manter para si e para gerações futuras condições de vida “confortáveis”. Não se trata apenas de flores, árvores, golfinhos e boto cor-de-rosa. Mas o alto índice de poluição e baixa eficiência energética dos veículos norte- americanos abastecidos com combustível vindo do Oriente Médio onde o custo de exploração e desenvolvimento de um barril de petróleo gira em torno de US$ 5.00, enquanto o óleo convencional norte-americano chega a US$ 35.00.

Trata-se da escolha entre água para abastecimento humano e dessedentação animal ou para irrigação de culturas que serão exportadas e impactarão positivamente nas nossas contas nacionais. Nesse caso devemos também lembrar da geração elétrica, afinal o mundo se move com energia.

O Dia Mundial do Meio Ambiente não comemora a beleza das rosas, mas alerta para a tragédia repetidas vezes alertada no Rio Doce e os crimes cometidos contra a população residente na região de Belo Monte. Nesse dia relembra-se o acidente de Bophal (1984) que matou diretamente 3 mil pessoas, além de outras 10 mil indiretamente e intoxicou mais 150 mil pelo vazamento de gás tóxico, tendo efeitos até os dias atuais, mais de 3 décadas passadas. Nesse Dia, alerta-se que temos apenas um planeta e não existe plano B.

O RHIOS

(Foto: La canopée en forêt amazonienne. © CIFOR, Flick)